Como Limpar Sofás, Estofados e Tapetes?

Muitas vezes a hora da limpeza da casa pode ser um momento complicado, em especial quando precisamos lidar com a limpeza de peças maiores e mais difíceis como é o caso do sofá, de estofados em geral e também dos tapetes.

Está a fim de descobrir como lidar com essas peças e garantir que estejam limpas e possam durar muito tempo? Então você está no lugar certo pois não faltam dicas interessantes.

Como limpar sofás e estofados

A limpeza de sofá e estofados em geral pode ser feita de diversas formas. Veja algumas dicas:

Com bicarbonato de sódio seco:

De acordo com o Dr. Lava Tudo Basta utilizar cerca de 250 g de bicabornato de sódio como se fosse talco. É só espalhar e pulverizar no sofá e nos demais estofados. Por fim, use um aspirador de pó e aspire as partes que foram pulverizadas com o produto para remover os microorganismos que morreram devido a ação do bicarbonato. Caso não tenha o aspirador, use um pano úmido sobre o estofado, mas nesse caso também será preciso varrer e fazer a higiene do piso que está ao lado do sofá que passou pela limpeza.

Com bicarbonato de sódio e água:

Ainda seguindo as dicas do Dr. Lava Tudo, trazemos outra receita com bicarbonato. Nesse caso é preciso ter mais cuidado pois a água pode acabar danificando os estofados. Caso não tenha experiência ou tempo disponível, dê preferência ao bicarbonato de sódio seco. Mas, caso esteja disposta a lidar com a mistura do produto em água, aqui vai a receita.

Misture duas colheres (café) de bicarbonato de sódio a 1 litro de água em um borrifador. Use essa mistura para borrifar no sofá, nos estofados da casa, bem como os tapetes, deixando que o produto aja durante o dia.

Depois que o produto agiu o momento é de limpar a casa usando um pano limpo e seco, também para remoção dos microorganismos que morreram devido a ação da mistura.

Com água morna e vinagre branco

A mistura de 280 ml de vinagre branco em 1 litro de água morna pode ser uma boa aliada para quem deseja limpar um sofá de tecido, bastando umedecer um pano e passar sobre o sofá e depois esfregar outro pano seco ou esperar secar. Nesse caso o móvel não deve ser exposto ao sol.

Caso o seu sofá seja de couro ou de material parecido, você pode passar um pano úmido com água ou lustra-móveis para fazer a limpeza. Já a cada três meses é recomendável o uso de silicone líquido ou vaselina para manter o brilho. E claro, não o exponha aos sol

Caso tenha sujado por gordura

Raspe com cuidado qualquer sujeira que tenha ficado no sofá. Depois passe aspirador de pó em todo o móvel e faça uma mistura de 2 colheres (sopa) de detergente neutro em 100 ml de água morna, mexendo até formar espuma. Usando uma esponja macia, esfregue a mistura no sofá, enxaguando a bucha e trocando a água quando estiver suja. Depois use outro pano para secar o máximo possível a área.

Caso o sofá seja de couro, a mistura deve ser de sabão de coco líquido misturado com água morna. Aplique a mistura, passando levemente um pano limpo e seco que não solte pelos e depois use outro pano para deixar a área seca. Não use nenhum outro produto além desse.

Para limpar mancha de vinho:

Para dar contas de manchas de vinho ainda úmidas use papel toalha, água e sabão. Comece retirando o excesso do vinho com o papel toalha e depois lavando a área manchada com água e sabão neutro.

Caso o sofá seja de couro, use uma solução de vinagre branco em água fria, que deve ser aplicado com cuidado e depois seque com um pano limpo de algodão.

O sabão líquido super concentrado também pode ajudar. Sendo assim, use um pano úmido para esfregar o sabão diretamente sobre o local da mancha. Depois limpe e seque a área com um pano de algodão.

Como limpar tapetes

Os tapetes também precisam de alguns cuidados na hora da limpeza, mas não é nada que seja bicho de sete cabeças:

Água oxigenada e bicarbonato de sódio

Para remover manchas de comida ou bebida, misture água oxigenada e bicarbonato de sódio, formando uma solução efervescente. Em seguida aplique somente sobre a área da mancha, deixando agir por alguns minutos. Por fim use um papel branco e seco para remover a mistura, sem esfregar.

Amido de milho e bicarbonato de sódio para lavar a seco

Para improvisar uma lavagem a seco use bicabornato de sódio e amido de milho. Misture ambos os ingredientes na mesma proporção e aplique sobre o tapete por inteiro, deixando que ela aja por alguns minutos. Depois use um aspirador de pó para remover a mistura e pronto!

Vinagre branco para remover urina de cachorro

Se você tem cães em casa, talvez o seu tapete seja um alvo em potencial na hora do xixi. Caso isso tenha acontecido, peque papel absorvente e tente secar o máximo possível da urina. Em seguida borrife vinagre branco na área manchada. Essa providência vai eliminar o odor e dar um fim nos germes.

Detergente neutro para tapetes felpudos

Se você tem tapetes felpudos em casa e precisa limpá-los, você precisará de água e detergente neutro e uma escova macia para higienizá-lo.

Primeiro é necessário passar o aspirador de pó para remover a poeira. Depois, prepare a solução de água e detergente neutro, umedecendo a superfície. Com a escova macia, escove o tapete no sentido do pelo até remover a sujeira e as manchas pesadas. E pronto!

Ah! Uma última dica: antes de tentar aplicar qualquer técnica para fazer a limpeza, verifique a etiqueta e as especificações do produto. Desse modo você evita danos, manchas e acidentes em seus tapetes e estofados, ok? E se possível tente lançar mão de um serviço profissional de limpeza pelo menos uma vez ao ano. Esse tipo de cuidado garante que suas peças durem por muito mais tempo e conserve sua aparência original ao longo dos anos. Invista!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *