Como Renovar a CNH ( Carteira de Habilitação)

A CNH (Carteira de Habilitação) precisa ser renovada a cada 5 anos com exceção dos condutores de veículo com idade superior a 65 anos, para  condutores de veículo com mais de 65 anos de idade a CNH ( Carteira de Habilitação) deve ser renovada a cada 3 anos e realizado exames de vista para saber as condições de saúde do motorista.

A data de vencimento da CNH (Carteira de Habilitação) está ao lado do número da Carteira de Habilitação, a Data de Vencimento da Carteira de Habilitação determina quando o motorista deverá renovar a CNH, mas a CNH (Carteira de Habilitação) não precisa ser renovada no mesmo dia do vencimento, a renovação pode ser feita no prazo de 30 dias antes do vencimento ou 30 dias depois do vencimento da CNH (Carteira de Habilitação) e mesmo que o motorista passe por uma Blitz Policial o prazo será respeitado, mas fique atento a data de vencimento da CNH (Carteira de Habilitação).

A Penalidade para quem é surpreendido sem a carteira de habilitação não é determinada pelo Código Trânsito Brasileiro, algumas informações falsas foram publicadas na internet dizendo que quando a Carteira de Habilitação (CNH) passa da data limite de 30 dias após o vencimento é suspensa, isto é mito .

A Suspensão da CNH (Carteira de Habilitação) pode ocorrer por acumulo de pontos ou infrações , a Não Renovação da Carteira de Habilitação é considerada uma irregularidade pelo Código de Trânsito Brasileiro, em caso de Blitz Policial essa irregularidade somada a outras como multas que não são pagas pode levar a apreensão da CNH (carteira de Habilitação), a CNH também é suspensa em casos onde o condutor do veículo dirija alcoolizado ou casos que o carro não tenha passado por vistoria e licenciamento e possua irregularidades graves nos itens de segurança do veículo.

Documentos Necessários Para Renovar CNH

A renovação da CNH ( Carteira de Habilitação pode ser feita no DETRAN ou Centro de Formação de Condutores, se o motorista deseja mudar a categoria da CNH deve procurar um Centro de Formação de Condutores ou as chamadas Auto Escolas. O DETRAN para fazer a renovação da CNH ( Carteira de Habilitação) pode ser o mais próximos de sua residência, e em caso de verificação de irregularidades em Blitz Policial o motorista deve passar por um exame determinado pelo DETRAN, exame de vista ou segundo exame psicológico, os exames devem ser apresentados junto aos documentos para renovação da CNH (Carteira de Habilitação).

Os Documentos necessários para a renovação da Carteira de Habilitação são Xerox e Originais da CNH (Carteira de Habilitação), RG ( Documento de Identidade), CPF ( Cadastro de Pessoa Física) e Comprovante de Residência para simples averiguação e atualização de endereço.

É necessário também fazer um Exame Médico e pagar Taxa de Renovação da Carteira de Habilitação, a taxa de Renovação da Carteira de Habilitação varia entre R$141,00 e R$209,44. existem programas do governo estadual e municipal que custeiam a carteira de habilitação para pessoas que precisam do documento para trabalhar.

O nome do programa é CNH Social e é voltado para Primeira Habilitação mas também para pessoas que perderam por algum motivo a CNH ( Carteira de Habilitação) e necessitam do documento para o trabalho.

Exames Necessário Para a Renovação

A partir do dia 5 de junho deste ano de 2018 passou a vigorar novas regras para realização do exame para renovar a CNH ( carteira de habilitação), passa valer a resolução 726 do CODRAN ( Conselho Nacional de Trânsito) que determina a realização de exame e prova, de acordo com o texto os motoristas da categoria A e B serão submetidos a exame de aptidão física e mental já os motoristas de categoria C,D e E passa a ser também obrigatório a realização de um exame toxicológico de larga escala de detecção.

Além do Exame as novas regras do CODRAN também preveem a obrigatoriedade curso de atualização em Cursos  para renovação da Carteira de Habilitação, é necessário acertar 70% das questões da Prova Para renovação da CNH ( Carteira de Habilitação)

As pessoas com problemas particulares de vista ou outras deficiências também devem passar por exame médico que vai avaliar as condições de saúde e necessidades para a condução  do veículo, para casos particulares é necessário também a apresentação de laudo médico.

CNH (Carteira de Habilitação) Social ou Gratuita

O Programa CNH ( Carteira de Habilitação) Social ou Gratuita é oferecido por muitos estados brasileiros e também recebe o nome de CNH (Carteira de Habilitação) Popular, tem objetivo de oferecer bolsas para jovens tirar a Primeira CNH ( Carteira de Habilitação), no estado de São Paulo o programa também auxilia pessoas que perferam a carteira a tirar uma nova CNH (Carteira de Habilitação).

O objetivo é que o programa social gere muitos empregos relacionados a CNH ( Carteira de Habilitação) por isso a preferencia para participar do programa é para jovens de classes populares que fazem parte do Programa Bolsa Família ou Pessoas Desempregadas, além de custear a auto escola, cursos e outras necessidade para conquista da CNH o Programa CNH Social também oferece cursos relacionados a profissões como motoristas, motoristas de guincho e plataforma e outros cursos.

Para se inscrever o candidato deve buscar no site do DETRAN da cidade onde reside um link para o Programa CNH Social, CNH Popular ou CNH Gratuita, após preenchimento da Ficha de Inscrição o candidato selecionado será chamado para averiguação da veracidade das informações e deverá apresentar todos os documentos que comprovem as informações declaradas.

Os Documentos que Devem ser apresentado no endereço determinado pelo DETRAN são originais e xerox de RG e Certidão de Nascimento de todas as pessoas que moram na residência, comprovante de residência, RG, CPF e Comprovante de Escolaridade do Candidato, Comprovante de Renda holerite, Carteira de Trabalho e outros que comprovem a renda declarada na inscrição.

Após a apresentação de todos os documentos o candidato dará inicio ao curso para tirar a CNH, o curso deverá ser oferecido em parceria com auto escola, os candidato deverá fazer todos os exames comuns a todas a pessoas que desejam tirar a CNH ( Carteira de Habilitação) ou Carteira de Motorista, a simples aprovação para participação do Programa CNH Social não garante a aprovação junto ao DETRAN.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *