e-social

O e-Social é uma plataforma criada e mantida pelo Ministério do Trabalho com o objetivo de unificar informações de empregados, possibilitando o recolhimento unificado dos tributos.

O FGTS, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), CD (Comunicação de Dispensa), CTPS ( Carteira de Trabalho e Previdência Social), Folha de Pagamento, Guia da Previdência Social entre outros tributos e obrigações do empregador são unificados através da Plataforma e-Social.

e-social

e-social

A plataforma e-Social traz vantagens ao empregador e ao empregado como registro imediato de novas informações, integração de processos, disponibilização imediata de dados dos órgão envolvidos através de sistema de dados da plataforma, permite também que o empregado consulte dados e atualize informação pessoais tais como endereço residencial e telefone.

A visualização das informações através da plataforma e-Social permite ao empregado conferir se todos os tributos estão sendo pagos corretamente pela empresa, desta maneira pode agilizar processos trabalhistas bem como facilitar a atualização dos dados da plataforma para o empregador.

Como Funciona o e-Social

A plataforma e-social funciona como sistema integrado de dados trabalhistas, com o objetivo de unificar informações de contratação e demissão de empregados e folha de pagamento, bem como impostos e outras relacionadas ao Ministério do Trabalho .

O novo sistema traz vantagens como registro imediato das informações e visualização através da internet, integração de processos que antes eram feitos em plataformas diferentes como o  CAGED( Cadastro geral de Empregado e Desempregado, Guia de Recolhimento FGTS, DIRF ( Declaração de Imposto de Renda ) e outros.

A partir do mês de outubro do ano de 2014 a plataforma e-Social passou a contar também com um sistema para Empregadas Domésticas, o Módulo Empregado Doméstico possibilita recolhimento unificado dos tributos e maior facilidade para o empregador.

Consulta Qualificação Cadastral 

A Consulta Qualificação Cadastral é uma consulta feita através de aplicativo e-Social que permite ao empregado atualização de dados pessoais e visualização das informações trabalhistas referentes a sua contratação, pagamento de tributos entre outras.

O Aplicativo e-Social permite ao empregado consultar dados e possíveis divergências no registro das informações deixadas pelo empregador na plataforma e-Social.

Para fazer a consulta de Qualificação Cadastral é necessário número do CPF ( Cadastro de Pessoa Física) e o  número do NIS ( Identidade Social), número do PIS ou PASEP.

Manual do Empregado Doméstico

O Manual do Empregado Doméstico pode ser visto e encontrado no menu da página do Portal e-Social na internet, além da exibição na tela do computador o manual também está disponível no formato PDF que pode ser baixado ou impresso.

As informações do Manual do Empregado Doméstico são relacionadas a utilização do Portal e-Social, estão contidas no manual informações como fazer acesso e utilizar o portal e-Social, Cadastro do Empregado, Aviso Prévio, Demissão e outras para facilitar a contratação e declaração de informações trabalhista do Empregado Doméstico.

O Empregado Doméstico tem mais um aliado na luta pelos direitos trabalhistas, o Manual do Empregado Doméstico tem objetivo cadastrar os empregados na plataforma do Ministério do Trabalho para que possam usufruir e cumprir com as obrigações trabalhistas.

Manual Web Geral

O Manual da Web Geral é encontrado no menu do Porta e-Social, site ou página disponível na internet, o empregado poderá fazer inclusões, alterações, retificações e exclusões de eventos enviados pelo empregador para o ambiente nacional do e-social, através da plataforma de integração dos dados do trabalhador.

O Manual Web Geral foi criado para contribuir com empresas e empregadores no cumprimento das leis trabalhistas e obrigações do empregado e empregador.

O Menu do Portal e-Social permite acesso ao Manual Web Geral que também está disponível em aplicativo para ser baixado em dispositivos móveis tais como tabletes e celulares, o acesso ao Manual Web Geral possibilita ao empregado integração com os dados declarados pela empresa contratante bem como atualização e retificação se ocorrer necessidade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *