Gesso Acartonado ou em Placas?

O acabamento em gesso é o sonho de muitos brasileiros, e é o melhor acabamento para o teto. Nos imóveis em auto padrão são utilizados ancas de gesso que junto com lustres grandiosos dão um ar glamoroso as mansões. O gesso é parte importante da decoração, as ancas de gesso podem ser utilizadas em qualquer tipo de edificação são charmosas e podem combinar tanto com ambientes modernos quanto em ambientes clássicos e arrojados.

As ancas de gesso contornam os cantos superiores dos cômodos, para instalar luminárias é necessário a utilização de placas de gesso, as luminárias são utilizadas nas salas de estar e televisão. As luminárias estão presentes em ambientes mais modernos, enquanto os lustres são sofisticados e clássicos podem receber contorno com ancas de gesso, são grandiosos e dão um toque glamoroso ao ambiente.

O Gesso pode ser acartonado ou em placas, o gesso acartonado é mais utilizado em casas de alto padrão de acabamento, pois permite ser utilizado em ambientes maiores, outra utilização popular para o Gesso acartonado são como substitutos de divisória de acrílico. Os gessos em placas são populares e a melhor opção de decoração com luminárias, pode ser utilizados em ambientes variados no teto dão excelente acabamento,  é indicado para ambientes menores como apartamentos pois correm maior risco de rachaduras.

Gesso Acartonado

Gesso Acartonado

O Gesso Acartonado pode medir a espessura de 10mm, 13mm, 15mm, 18mm e largura de 60cm ou 180cm, o comprimento do gesso acartonado pode ser 200cm, 240, 280cm ou 300cm.

O Gesso Acartonado é utilizado em ambientes maiores e não tem risco de trincar, a utilização mais popular do gesso acartonado é como divisória. O gesso acartonado tem um acabamento mais bonito do que as divisórias comuns,  uma das vantagens da colocação do gesso acartonado é a limpeza.

Ogesso acartonado ocupa maior espaço e tem diversidade de uso, outra vantagem do gesso acartonado é quando ocorre modificação nas instalações e necessidade de mexer na eletricidade ou sistema hidráulico e de canos das casas. No caso do gesso acartonado é necessário apenas retirar as placas para fazer a manutenção em comparação a outros acabamentos que ocorre a necessidade de quebra da parede.

Gesso em Placas

Gesso em Placas

O Gesso em Placas é mais popular e mais utilizado do que o gesso acartonado. É comum a sua utilização enquanto forro em apartamentos e casas com cobertura de telhado. O gesso em placas também é muito mais barato do que o gesso acartonado e indicado para ambientes menores como apartamento.

Na instalação do gesso em placas é utilizado encaixe macho e fêmea e as emendas são corrigidas com pó de massa, água filtrada sisal e pasta de gesso que depois é lixada após ser seca.

A desvantagem do gesso em placas é que pode amarelar, o gesso em placas tem prazo de validade e quando está vencido fica amarelado. A solução para o amarelamento do gesso em placa pode ser a pintura com tinta látex de todo gesso, inclusive partes amareladas, o gesso em placa também não pode ser utilizado em grandes áreas já que pode trincar ou aparecer rachaduras.

A instalação e valor das placas de gesso variam segundo e espessura e local onde serão instaladas, envolvem a contratação de um eletricista que pode oferecer serviço em parceria com o gesseiro contratado. As placas de gesso instaladas em paredes são fabricadas e instaladas por gesseiros que podem integrar o orçamento do arquiteto ou decorador.

Gesso No Padrão Popular

Gesso No Padrão Popular

O Gesso em Placas é o acabamento mais utilizado no Padrão Popular, ele pode ser colocado no teto e em apartamentos dão um excelente acabamento. As ancas de gesso e revestimentos no canto superior da parede também são utilizados em acabamentos de casas populares e não ficam muito caro, em salas pequenas também é comum o acabamento em placas de gesso ou Gesso Acartonado com utilização de luminárias apenas para a sala de estar.

As Ancas de Gesso utilizadas no canto das paredes revestidas com azulejos devem ter um preço mais popular, enquanto o Gesso Acartonado e instalação de luminárias tem custo mais elevado para o consumidor e dependerá da espessura e do tipo de material utilizado. O valor do gesso liso acartonado é R$45,00 m² por metro quadrado, enquanto o gesso em placa com a colocação deve custar R$38 m² por metro quadrado. Vale lembrar que os preços podem sofrer alterações de acordo com o mercado.

As Ancas de Gesso geralmente são encontradas com preço e instalação que se aproximam do Gesso em Placas, enquanto para a instalação de luminárias poderá ser necessário a contratação de um eletricista que pode ou não estar no orçamento do gesseiro. .ão itens de decoração por isso não integram o orçamento de custo da edificação, podem ser colocadas durante reforma ou construção.

Contratação de Profissional de Gesso

Contratação de Profissional de Gesso

O Profissional que coloca o gesso geralmente não é um pedreiro , o profissional que coloca gesso é chamado de gesseiro. O gesso deve ser fabricado para a colocação e é comum encontrar estabelecimentos especialistas em gesso, em grandes depósitos de gesso pode ser encontrado as placas para a colocação, mas o recomendado é que converse antes com o gesseiro que indicará o melhor lugar ou então cobrará o valor da instalação e material juntos.

Para contratação de um profissional gesseiro busque primeiro informações com amigos, afinal este profissional ficará o tempo todo dentro da sua casa e será responsável pelo acabamento e decoração, além de ser confiável você deve focar satisfeita com o serviço deste profissional gesseiro, caso ninguém do seu ciclo de amizade conheça um gesseiro busque por gesseiros na lista telefônica e anúncios da internet.

O profissional deve sempre ter boas referências para começar um trabalho. Dê preferência para contratação de profissionais com referência e que tenham um portfólio de trabalhos realizados como gesseiro. Pergunte para os entrevistados sobre trabalhos e clientes e verifique se tem boas referências, peça carta de referência e ligue para clientes antigos com objetivo de verificar a procedência do profissional, quando contratar empresa verifique também se há reclamações no PROCON sobre os serviços contratados, de preferência a profissionais recomendados por amigos e familiares.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *