Leilão de Carros | Compre carro em Leilão

Quem pretende comprar um automóvel muitas vezes pensa seriamente na conveniência de participar de um leilão de carros. Não é para menos, afinal a vantagem financeira fala mais alto: por meio de leilões muitas vezes é possível adquirir seu carro por preços baixos, o que é interessante para quem não pretende gastar muito.

Está em busca de leilão de carros? Estamos aqui para ajudar e mostrar tudo que você precisa saber para se sair bem. Veja só:

Como funcionam leilões de carro?

Nos leilões de carro é possível encontrar veículos em três condições: os apreendidos por órgãos de trânsito, aqueles que não tiveram prestação de financiamento pagas e aqueles que apresentam defeitos (sucatas).

Em termos de vantagens financeiras, é possível dizer que é possível arrematar veículos que estão, em média, 30% abaixo do valor da tabela Fipe, sendo que esse valor pode se tornar mais vantajoso de acordo com a oferta.

Esses leilões podem ser presenciais ou totalmente online, e, sendo realizados pelo Detran, por empresas privadas ou consultorias especializadas em leilões. Geralmente os leilões realizados pelo Detran são aqueles de maior procura, uma vez que os preços são bastante atraentes e a confiabilidade da transação é maior.

Leia também:

Como Participar de um Leilão de carros

Para participar de leilões de carro, você precisa inicialmente preencher os seguintes requisitos: ser maior de idade e portar RG, CPF e comprovante de residência. Outros requisitos – como a necessidade de cadastro ou restrições aos participantes – constam em editais disponibilizados pelo site ou pela agência de trânsito em questão.

A recomendação é estar de olho nas instruções descritas no edital – que podem variar de acordo com órgão de trânsito estadual ou agência – para verificar quais são os documentos e exigências para os que pretendem participar. Neles constam o ano, modelos dos veículos, informações para quem deseja fazer uma vistoria no veículo em questão e também o lance inicial.

Cuidados ao participar de leilão de carros

Adquirir um veículo através de leilão exige alguns cuidados para que a compra seja realmente vantajosa e não um peso com o qual você tenha de arcar. Veja quais são:

Leia o edital com atenção: O edital consta todas as informações pertinentes ao leilão, como modelo dos veículos, instruções, datas, endereços e outras informações úteis. Analise o documento com atenção para ter a certeza de que seus lances valerão a pena.

Veja o veículo com antecedência: Os leilões realizados pelo Detran dispõem de instruções para quem deseja ver o veículo com antecedência. As instruções constam nos editais.

Leve o mecânico para a visita: Se você pretende verificar o veículo desejado com antecedência, leve com você um mecânico de confiança. Embora não seja permitido dar partida no veículo e outras coisas importantes, é possível ter a avaliação sobre o real estado do carro.

Preste atenção aos detalhes: Itens como pneus carecas, faróis queimados e outros danos podem ser um mau sinal, portanto verifique com atenção o estado do carro, certificando-se de que ele não está sendo vendido como sucata e também se o conserto vale a pena.

Pesquise o valor de mercado do carro: Se você encontrou um veículo no qual está interessado, pesquise o valor de mercado do carro de acordo com o ano e modelo. Desse modo você estará ciente de até que ponto vale a pena tentar a compra.

Coloque tudo na ponta do lápis: Se você estiver para adquirir um carro com direito a documentação, fique ciente de que a transferência e regulamentação pode levar meses. Caso não dê direito a documentação, esteja ciente de que é o comprador quem precisa arcar com essas despesas, bem  como de eventuais danos e ajustes para que o carro possa voltar a trafegar.

Tenha o dinheiro disponível: Em leilões o carro é comprado a vista, sem direito a parcelamentos. Nisso também está incluído a comissão do leiloeiro, que é de cerca de 5% do valor do veículo em questão, além das taxas de transferência.

Viu só como não é bicho de sete cabeças? Tomando os cuidados devidos e pesquisando com antecedência é possível adquirir seu carro e economizar. Boa sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *