Leilão de Motos

Quem tem planos para comprar uma moto muitas vezes pensa em estender essa busca para além de concessionárias e revendedoras, pensando seriamente nas vantagens de recorrer aos leilões de motos. E não é para menos, afinal é possível arrematar uma moto com preços abaixo do mercado, o que é pode ser uma boa para o orçamento.

Está a fim de aproveitar a conveniência dos leilões de moto? Então nós vamos mostrar tudo que você precisa saber.

Leilão de Motos
Você pode aproveitar a oportunidade do Leilão de Motos para comprar sua moto por preço bem abaixo da tabela.

Leilão de Motos

Assim como no caso dos carros, o leilão de motos é a venda pública de veículos apreendidos em blitz,  de veículos cujo comprador não conseguiu quitar o financiamento ou aquelas motos que estão danificadas (sucatas) e que não podem mais voltar a trafegar.

Do mesmo modo como os carros, esses leilões podem ser presenciais ou online, quer realizados pelo Detran, Receita Federal, por seguradoras, bancos ou financeiras. Tanto os leilões do Detran ou de empresas de financiamento são bem procurados devido a confiabilidade da transação.

Como participar do Leilão de Motos

Para participar de leilões de moto é preciso inicialmente:  ser maior de idade, e portar RG, CPF e comprovante de residência. Outros requisitos exigidos – como cadastro prévio ou eventuais restrições a participantes – devem constar em editais de leilões, que são disponibilizados pela agência de trânsito ou pelos organizadores em questão.

A principal recomendação é ler os editais com atenção, verificando assim quais são os modelos disponíveis, instruções para quem deseja fazer uma vistoria na moto em questão e também o lance inicial, além dos dados do leilão em si, se presencial ou online, data, hora e local.

Se você pretende participar de leilão de motos que estão em poder do Detran, fique de olho nos sites e nos editais, disponíveis na guia “veículos”

Cuidados ao participar de leilão de motos

Comprar sua moto em um leilão pode ser um bom negócio, mas requer alguns cuidados para evitar prejuízos. Confira:

  • Leia o edital com atenção: O edital consta todas as informações pertinentes ao leilão, como ano e modelo das motos do lote, instruções para participar do evento, datas, endereços e outras informações úteis. Analise o documento com atenção para ter a certeza de que seus lances valerão a pena.
  • Veja o veículo com antecedência: Os leilões realizados pelo Detran dispõem de instruções para quem deseja ver as motos com antecedência. As instruções constam nos editais, portanto tire proveito disso.
  • Leve o mecânico para a visita: Se você pretende fazer a visita e vistoria do veículo conforme permitido pelo Detran, leve com você um mecânico de confiança. Embora não seja permitido fazer maiores testes, é possível ter a avaliação sobre o real estado do bem desejado.
  • Preste atenção aos detalhes: Verifique se a moto tem danos ou falhas visíveis, tendo em mente que esses consertos terão de ser arcados pelo comprador. Certifique-se de que a moto não está sendo vendida como sucata e se os consertos valerão a pena ou se o bem em questão deixou de ser viável.
  • Pesquise o valor de mercado da moto: Se encontrou um bem interessante no lote anunciado para o leilão de motos, pesquise o valor de mercado do veículo. Desse modo você estará ciente de se o preço vale realmente a pena.
  • Coloque os gastos no papel: Se você estiver para adquirir uma com direito a documentação, fique ciente de que os procedimentos de transferência e regulamentação podem levar cerca de 90 dias. Caso não dê direito a documentação, esteja ciente de que é o comprador quem precisa arcar com essas despesas, assim como de modificações ou consertos necessários para que a moto possa voltar a trafegar nas ruas.
  • Tenha o dinheiro disponível: Em leilões o bem é comprado a vista, sem direito a parcelamentos e nisso está incluída a comissão do leiloeiro, que é de cerca de 5% do valor do veículo. Conte ainda com despesas referentes a valores de taxas de transferência (caso não tenha direito a documentação) e reparos. Além disso, se você deu um lance no leilão, não é possível voltar atrás nem se arrepender da compra caso tenha arrematado o bem.
  • Tenha paciência: Tentar a aquisição de carro ou moto através de leilão exige paciência, afinal é preciso prestar atenção a uma série de fatores, e muitas vezes pode ser que o bem desejado deixe de valer a pena em determinados leilões. Talvez você precise participar de diversos leilões até ter uma boa oportunidade de arrematar sua moto por um bom preço. Portanto tenha paciência e não desanime!

Ficou interessado? Então pesquise, leia os editais com atenção e mantenha o foco! Pode demorar um pouco, mas se tiver paciência com certeza você poderá fazer um bom negócio!

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *