Matrícula Escolar 2019 SP | Como fazer a Matrícula, Documentos Necessários

As Matrículas para Escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, podem ser consultadas através da Internet desde o ano de 2018 (dois mil e dezoito) quando o sistema da Secretaria Digital foi implantado. Até o ano de 2017 (dois mil e dezessete) era necessário ir pessoalmente na Secretaria da Unidade de Ensino ou Escolas Estaduais para saber quais escolas tinham vagas para a série que o aluno deveria se matricular.

No novo sistema de matrículas da Secretaria Digital o aluno tem acesso ao endereço da escola que dispõe de vagas em escolas localizadas em todo território de São Paulo, o sistema da Secretaria Digital vai facilitar principalmente a matrícula de alunos transferidos que mudaram de residência, o novo sistema permite que o aluno receba informação através da internet das escolas próxima a residência que tem vagas para a série que deve ingressar.

matricula SP

Para fazer a matrícula é necessário ir pessoalmente até a escola onde o aluno deve ingressar, bem como os documentos de matrículas deverão ser retirados na antiga escola, a antiga escola é responsável pela transferência por isso o aluno deverá consultar as vagas disponíveis na Secretaria Digital antes de solicitar os documentos de transferência e informar a secretaria que vai providenciar a transferência do aluno para a nova escola.

Como São Feitas as Matrículas Secretaria Digital SP

As matrículas para o ano de 2019 (dois mil e dezenove) continuam sendo feitas pessoalmente na Secretaria da Unidade Escolar ou Escola do Estado, os alunos que serão matriculados nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental ; Ensino Médio; Pré Escolas e Creches deverão aguardar divulgação das Datas de Matrículas nas Escolas Estaduais para ingresso de curso no ano de 2019 (dois mil e dezenove).

Os alunos que solicitarem Transferência de Escola poderão consultar no Endereço da Secretaria Digital a escola mais próxima da residência com vagas disponíveis.

  1. Para consultar a Secretaria Digital do Estado de São Paulo digite no navegador do computador o endereço eletrônico www.sed.educacao.sp.gov.br/consulta.
  2. Na Página Consulta Pública da Secretaria Digital digite Registro do Aluno (RA) e Data de Nascimento.
  3. Siga as Orientações para fazer a consulta.

Transferências Secretaria Digital SP

Os alunos que estiverem na Primeira Série do Ensino Fundamental poderão ser transferidos para a Segunda Série do Ensino Fundamental, conforme alteração na LDB, da escola mais próxima da Pré-Escola ou Unidade de Educação Infantil onde concluiu a Primeira Série do Ensino Fundamental, desde que a nova escola seja próxima a residência do aluno.

A determinação ocorre da necessidade de adaptação das Unidades Escolares de Educação Infantil e Educação de Ensino Fundamental para atender necessidades da faixa etária da criança, oferecendo em locais diferentes a Primeira Série na Pré-Escola e as demais Séries do Ensino Fundamental em uma Escola de Ensino Fundamental.

Os alunos que vão ingressar no Primeiro Ano do Ensino Médio também deverão ser transferidos para a escola mais próxima da escola onde concluíram o Ensino Fundamental, é de responsabilidade do aluno e responsável as providências para ingresso em outra Unidade Escolar do Estado, transferência de Histórico e Documento dos Alunos. A Secretaria Digital é responsável pela distribuição dos alunos concluintes do Ensino Fundamental, é possível fazer a consulta na Secretaria Digital para saber qual escola dispõe de vaga, também através do sistema Secretaria Digital a escola fará a distribuição dos alunos nas Escolas de Ensino Médio.

Somente será permitido transferência para outra unidade de ensino quando o aluno for Aprovado no Vestibulinho; Mudança de Residência com Atualização do Endereço e Solicitação do Aluno e Responsável, para fazer a transferência é necessário ir até a Escola de Ensino Fundamental munidos de Comprovante da Vaga ou Solicitação de Matrícula em outra Unidade Escolar e pedir os documentos necessários para Matrícula. Histórico Escolar e outros.

Documentos Para Matrícula

Após verificar na Unidade Escolar a comprovação da vaga é necessário ir até a escola antiga para retirar o Histórico Escolar, de volta à nova escola o aluno deverá apresentar todos os documentos para fazer a matrícula:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Emancipação;
  • Histórico Escolar do Enino Fundamental;
  • Histórico Escolar com Notas da Primeira Série do Ensino Fundamental;
  • Comprovante de Residência Atualizado;
  • 2 Fotos 3×4.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *