Viagens baratas de madrugada

Quem gosta de viajar e está acostumado a pesquisar e garimpar ofertas de passagens já deve ter notado que muitos sites tendem a afirmar que viajar de madrugada é uma das melhores dicas para quem deseja economizar nos preços das passagens. Alguns sites dizem também que a madrugada também é um bom momento para fazer compras e aproveitar promoções, mas será que isso é realmente verdade?

Se essa é uma de suas dúvidas, então fique tranquilo pois nós temos a resposta! E de quebra ainda temos várias dicas que podem ajudar a conseguir passagens mais baratas.

Por que viagens ficam baratas de madrugada?

No que diz respeito a viajar de madrugada, a lógica faz sentido, pelo menos sobre as passagens aéreas para destinos nacionais. Estamos falando em vôos e trajetos de ônibus menos procurados, em horários em que companhias acabam tendo uma demanda menor e oferecendo maiores descontos para atrair consumidores fora do horário de pico de aeroportos e rodoviárias. Isso faz com que passagens para vôos entre 22h e 6h possam ser boas alternativas caso seja uma viagem doméstica, chegando a obter descontos de praticamente 50%!

O problema é que essa lógica nem sempre se aplica a viagens internacionais. Nesse caso, as viagens de madrugada, especialmente vôos longos costumam ser mais procuradas pois costumam garantir um tempo melhor de descanso para os viajantes, assim como um tempo de viagem melhor aproveitado. Esse é um caso que convém fazer suas pesquisas pelo melhor preço com um pouco mais de cuidado.

Leia também: Pacotes de viagem promocionais

Comprar passagem de madrugada sai mais barato?

Não faz muita diferença. O que pode acontecer em fazer compras nesse horário é ter de enfrentar menos concorrência caso encontre algo interessante. A lógica é que os sites não enfrentam tanto tráfego durante a madrugada, minimizando as chances de ficar fora do ar durante a compra da passagem e deixando o processo mais rápido, mas não espere grandes descontos se sua ideia for garimpar passagens nesses horários. A data e o horário da viagem faz mais diferença nesse quesito.

Dicas para encontrar viagens baratas

Agora que um dos mitos sobre viajar mais barato acabou indo por terra, que tal conferir algumas dicas mais efetivas

  • Seja flexível quanto a data e horário da viagem: Para obter os melhores preços é importante que o consumidor possa ter flexibilidade sobre datas e horários. Viagens fora da alta temporada garantem bons descontos e também maior tranquilidade ao aproveitar o destino. Pesquise quais são as épocas e os horários mais interessantes para o seu caso e descubra as possibilidades!
  • Configure um alerta de preços: Essa é a mesma lógica das listas de desejos de sites. Basta cadastrar seu email e a medida que os preços forem se alterando você receberá alertas para avisar sobre a flutuação dos preços. Você pode usar alertas como o Skyscanner ou Voopter, por exemplo, mas saiba que existem diferentes alternativas para comparar os preços. Mas lembre-se que isso pode exigir alguma agilidade pois sites comparativos não permitem a compra de passagens através deles então pode haver alterações caso você demore a acessar o site da companhia aérea.
  • Assine newsletters e siga redes sociais: Acompanhe newsletters de agências de viagens e siga seus perfis em redes sociais. Existe uma boa chance de obter descontos específicos para assinantes ou ser avisado com antecedência a respeito de boas promoções devido ao interesse em manter-se atualizado sobre as notícias e os preços.
  • Não compre passagem com muita antecedência: Parece estranho, não é mesmo? Mas não é preciso comprar a passagem vários meses antes da partida. As empresas podem acabar mudando horários de traslados, mudar o serviço, aparecer uma empresa nova cobrindo o trecho oferecendo melhores condições… tenha mais calma na hora das compras. Não é preciso comprar as passagens com seis meses de antecedência, tenha calma. Até 90 dias antes do vôo pode ser uma boa opção.
  • Não deixe para última hora: Deixar para comprar passagens na última hora é um tiro no pé de quem deseja economizar já que as companhias tendem a cobrar preços mais caros de quem precisa daquela viagem com urgência. Muito raramente acontecerão as tão sonhadas promoções de última hora. Sendo assim, siga essa dica: caso falte menos de três semanas para a data de partida pretendida, procure comprar logo sua passagem.
  • Evite os feriados e dê preferência a baixa temporada: Quem deseja economizar precisa ter em mente que a alta temporada oferece preços que não são convidativos tanto no quesito de passagens aéreas – já que a procura aumenta e os preços sobem – quanto sobre hospedagem em geral. Os períodos de baixa temporada costumam oferecer melhores opções. Mas não esquente a cabeça: mesmo que você tenha datas limitadas para escolher, tente que a partida seja em dias da semana como terça ou quarta e até mesmo sábado. Já para a volta, dias como segunda ou terça são melhores alternativas.
  • Pesquise com paciência: Se você tem tempo de pesquisar, aproveite e faça isso com paciência, utilizando as ferramentas que você pode dispor. Pode ser um pouco chato, mas uma boa pesquisa pode fazer toda a diferença a longo prazo. Nesse caso  uso dos alertas de preços são excelentes aliados caso sejam bem configurados!
  • Verifique aeroportos menores ou mais distantes: Quando configurar os alertas de preços, tente verificar também os aeroportos que não estão em grandes centros ou não sejam tão grandes quanto os usuais. Eles podem ajudar no que diz respeito aos preços e facilitar os descontos.
  • Tenha em mente o custo benefício: Avalie que nem sempre o maior desconto oferece os melhores benefícios e que conforto e praticidade também são parte importante de qualquer viagem. De que adianta vôos com diversas conexões sendo mais baratos se você acaba perdendo muito tempo e se cansando muito no meio do caminho? Sendo assim, tente colocar tudo na ponta do lápis para descobrir até que ponto certos descontos valem a pena.

Obter os melhores descontos e viagens mais baratas não são bicho de sete cabeças, mas lembre-se do que é mais importante: planejamento. Se você tiver paciência e se planejar, terá, sem dúvida, maiores chances de conseguir os preços tão desejados!

Boa sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *